Colocar calda no bolo quente ou frio depende muito do tipo de bolo, tipo de calda e até mesmo de qual é o seu objetivo.
Existem caldas diversas para bolos e cada uma possui uma finalidade diferente. Desde caldas para umedecer, até caldas para cobrir o bolo, complementando o sabor ou até mesmo a decoração.
Colocar calda no bolo quente ou frio para umedecer um bolo recheado?
Se o seu intuito é umedecer a massa de um bolo que será recheado, você deve colocar calda do bolo sempre frio. É importante que a calda esteja completamente fria e seu bolo também, para não danificar a massa.
Isso vale tanto para caldas à base de água, leite e qualquer outra calda.
Colocar calda como cobertura, no bolo quente ou frio?
Se a sua calda for usada como cobertura para o seu bolo, para bolos caseiros de frutas, por exemplo, usa-se muito caldas como de abacaxi, laranja e outras para saborizar o bolo e complementar a receita.
Neste caso, você deve colocar calda no bolo ainda quente, já que essas caldas podem alterar suas texturas depois de frias e acabar ficando grossas demais para se espalharem sobre o bolo.
O mesmo vale para caldas de chocolate para bolos, principalmente aquelas caldas que ficam crocantes depois, que precisam secar completamente para atingir a textura desejada.
Nesses dois casos, você deve colocar calda no bolo ainda quente.
Calda espelhada no bolo quente ou frio?
Para as caldas espelhadas, glassagem e outras coberturas líquidas, também é necessário que estejam completamente frias para não derreter ou danificar o bolo que receberá a cobertura.
Colocar calda no bolo quente ou frio para bolos cremosos?
Algumas receitas cremosas, com objetivo de serem servidas bem geladas, como bolo molhado, o próprio bolo gelado e o famoso bolo alagado ou afogado, esses podem receber calda ainda quente, já que vão direto para geladeira e serão servidos depois de algumas horas resfriado.
Conclusão
Para decidir se deve colocar calda no bolo quente ou frio, veja qual é o seu objetivo, como você deseja o resultado final do seu bolo e como é a sua calda, considerando a textura e a finalidade dela no seu preparo.
Você já faz renda com suas receitas ou quer profissionalizar seu negócio, na cozinha de casa? 🤑👇
Se você ainda não faz renda na sua cozinha, com suas receitas, ou já tentou vender mas sente que não escala, faltam apenas 3 pilares para você iniciar do jeito certo ou profissionalizar esse negócio e começar a escalar hoje mesmo.
[CLIQUE AQUI] e confira agora, como construir um negócio lucrativo na cozinha da sua casa.
Leia também: Tempo de cozimento de pudim no forno