Tempo de cozimento de pudim no forno

Saber o tempo de cozimento de pudim no forno é um assunto de extrema importância quando se quer fazer um pudim bem feito e ter um resultado excelente nessa receita.

Controlar quanto tempo o pudim fica no forno é fundamental para que seu pudim asse por completo, de maneira uniforme e para que se garanta uma textura e sabor perfeitos ao finalizar sua receita.

Qual é o ideal tempo de cozimento de pudim no forno?

O tempo de cozimento de pudim no forno é de aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Esse tempo pode variar, mas é o ideal recomendado para que seu pudim asse com calma e fique na textura perfeita.

Quantos minutos leva para assar um pudim no forno elétrico?

Independentemente do modelo do seu forno, levam-se 100 minutos para assar um pudim no forno elétrico ou a gás.

Quanto tempo o pudim fica no forno em banho-maria?

O pudim fica no forno em banho-maria por aproximadamente 100 minutos.

Esse é o tempo de cozimento para assar o pudim no método de banho-maria. Você deve colocar sua forma de pudim coberta com papel alumínio, dentro de outra assadeira maior, que comporte sua forma. E então, despejar água fervendo, até a metade da forma de pudim, que estará coberta com papel alumínio.

Qual a temperatura para assar pudim no forno elétrico?

A temperatura para assar pudim no forno elétrico é de 180º graus. E é exatamente nessa temperatura baixa que seu pudim vai assar de forma perfeita, no tempo de 1 hora e 40 minutos.

A temperatura baixa garante que seu pudim cozinhe de maneira uniforme, sem ressecar ou endurecer as bordas ou ainda, ficar cru no meio.

A textura macia do pudim é alcançada com a combinação da baixa temperatura e o tempo mais longo que permite que ele asse suavemente, garantindo a maciez sem cozimento excessivo também, o que poderia trazer uma textura borrachuda para o seu pudim.

Qual a temperatura para assar pudim no forno elétrico

Como saber se o pudim já está pronto?

Para saber se o pudim já está pronto, você pode espetar um palito de churrasco e verificar se ele sai seco e não úmido.

Observe o tempo e quando se aproximar de 1 hora e 40 minutos de forno, você faz o teste do palito.

Precisa cobrir a forma de pudim com papel alumínio?

Sim, você precisa cobrir a forma de pudim com papel alumínio para assá-lo em banho maria e garantir a textura macia e cremosa do pudim, evitando queimar as bordas, endurecer ou ainda, ficar cru no meio.

Qual é o ponto do pudim?

O ponto do pudim é uma textura macia, cremosa e ao mesmo tempo firme. Com a técnica do palito você garante que seu pudim não fica cru. E assando em temperatura baixa, por cerca de 100 minutos, você garante que ele não passe do ponto devido à alta temperatura.

Uma boa receita também é fundamental para garantir o melhor ponto do pudim, confira nossa sugestão de receita de pudim perfeito abaixo.

Receita para um pudim perfeito

receita-para-um-pudim-perfeito

Essa receita é perfeita para ser feita em banho maria com todas as recomendações de tempo e temperatura que você conferiu neste artigo. Siga todos os passos para ter um pudim perfeito.

Calorias por porção: não definido

Ingredientes:

1 xícara (200g) de açúcar granulado
1/4 de xícara (60ml) de água
1 lata (395g) de leite condensado
2 medidas (da lata de leite condensado) de leite integral
4 ovos inteiros
1 colher de chá de essência de baunilha


Modo de preparo:

Em uma panela pequena, adicione o açúcar granulado e a água. Leve ao fogo médio-baixo e deixe cozinhar, sem mexer, até que o açúcar se dissolva completamente e a mistura adquira uma cor âmbar dourada. Isso geralmente leva cerca de 8-10 minutos. Cuidado para não queimar o caramelo.
Assim que o caramelo estiver pronto, despeje-o imediatamente em uma forma para pudim, espalhando-o uniformemente pelo fundo e pelas laterais. Reserve para esfriar enquanto prepara o pudim.
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Em um liquidificador, adicione o leite condensado, o leite integral, os ovos inteiros e a essência de baunilha. Bata tudo até obter uma mistura homogênea e cremosa.
Despeje delicadamente a mistura do pudim sobre o caramelo na forma preparada.
Cubra a forma com papel alumínio.
Coloque a forma dentro de uma assadeira maior e adicione água quente na assadeira até atingir aproximadamente a metade da altura da forma do pudim.
Leve ao forno preaquecido e asse em banho-maria por cerca de 1 hora e 40 minutos, ou até que o pudim esteja firme ao espetar com um palito.
Retire a forma do forno e deixe o pudim esfriar completamente à temperatura ambiente.
Depois de frio, leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou preferencialmente durante a noite, para firmar completamente.
Para desenformar, passe uma faca ao redor das bordas do pudim para soltá-lo da forma. Em seguida, coloque um prato de servir sobre a forma e vire de cabeça para baixo para que o pudim caia sobre o prato, revelando o caramelo dourado por cima.
Sirva o pudim gelado e aproveite!



Você gosta de cozinhar? Chegou a hora de transformar suas receitas em um negócio lucrativo! ​🤑👇

Se você ainda não faz renda na sua cozinha, com suas receitas, ou já tentou vender mas sente que não escala, faltam apenas 3 pilares para você iniciar do jeito certo ou profissionalizar esse negócio e começar a escalar hoje mesmo.

[CLIQUE AQUI] e confira agora, como construir um negócio lucrativo na cozinha da sua casa.

Leia também: Bombom de leite ninho com Nescau

Deixe um comentário